Pneumonia em bebês e crianças

A pneumonia é um assunto muito sério, principalmente quando ocorre em crianças de até dois anos. Por isso, além de seguir algumas medidas básicas de prevenção, é importante que os pais aprendam a reconhecer os principais sintomas desta infecção que atinge os pulmões. A ideia é fazer com que a ajuda médica seja procurada o quanto antes, o que evitará que a doença se complique ainda mais.

Muitas vezes confundida com uma gripe comum, a pneumonia costuma deixar a criança abatida e sem apetite. Além disso, acarreta uma febre resistente, daquelas que não vão embora de jeito nenhum.

Causada por bactéria ou vírus, é comum que a doença surja em decorrência de outras moléstias, como a própria gripe ou a otite. Neste caso, o que acontece é a infecção instalar-se nos pulmões devido ao organismo apresentar baixa imunidade. Por isso, quando um bebê estiver debilitado por conta de outras doenças que atingem as vias aéreas superiores, é preciso redobrar os cuidados.

Os principais sintomas:

Confundir a pneumonia com a gripe tem sua razão de ser, afinal, as duas doenças podem causar mal estar, calafrios, tosse com catarro e febre. Quando ocorre a inflamação dos pulmões, no entanto, a respiração costuma ficar mais rápida e ofegante do que o normal - e a febre não costuma passar com facilidade.

É importante saber, contudo, que nos bebês com menos de seis meses de vida a doença pode não acarretar sintomas específicos, nem mesmo a febre. Por isso, se o seu filho está com uma "gripe" que não quer passar e há indícios de falta de apetite e de reação, não deixe de conversar com o pediatra o quanto antes.

Exame para detectar a pneumonia:

Diante da suspeita clínica de pneumonia, o médico irá solicitar exames complementares para comprovar e tratar a pneumonia, o exame solicitado será o exame radiológico dos pulmões (RX Simples de Tórax).  A partir do resultado poderá indicar o melhor para tratamento.